Brioche


Desde que me casei, comecei a fazer pães, não só porque é muito mais gostoso, mas também porque, para mim, é terapêutico.
Muitos deram errado, outros ficaram mais ou menos... Enfim, só fui fazer pães realmente deliciosos quando comprei um livro só sobre pães. 
Emmanuel Hadjiandreou ensina a fazer pão de um modo fácil, aliás, não só pães como pizza e outros petiscos também. Eu recomendo.
Esse é meu pão preferido... Suspiro por esse clássico francês! Na minha opinião esse pão é um perfeito luxo, porque é simples e todos podem ter!
Quando se fala em brioche, tendemos a acreditar que é um pão mais complexo, difícil de ser feito ou com ingredientes diferenciados. Na verdade, o que faz esse pão ser assim, tão especial, é o modo de preparo. 
É uma massa fofa, macia, enriquecida com ovos e manteiga, só isso! E pra melhorar, é levemente adocicada.
Essa receita é baseada no livro, eu mudo um pouquinho para que seja mais prático e melhor para mim. Tem outra aqui, um pouquinho mais demorada e com passas, se você quiser ver.
Essa massa vai para a geladeira por 1 hora. Ela não para de crescer, mas a fermentação mais lenta deixa o pão mais crocante e com menos gosto de fermento. Mas, de vez em quando, eu pulo essa etapa.





Ingredientes:
250 g de farinha de trigo (um pouco mais para sovar)
30 g de açúcar
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
60 ml de leite morno
2 ovos
1 e 1/2 colher (chá) de sal
50 g de manteiga sem sal em cubos

Numa vasilha grande, coloque a farinha e abra um espaço no meio. 
Adicione o fermento, metade do açúcar e o leite morno. Deixe descansar por 10 minutos.
Separadamente, bata os ovos com o sal e o restante do açúcar.
Misture tudo e sove a massa*, ela ficará bem pegajosa.
Deixe a massa descansando por 1 hora dentro do forno com a lâmpada acesa
Sove a massa e introduza os cubos de manteiga, use um pouquinho de farinha para não grudar nas mãos.
Cubra a massa e leve à geladeira por 1 hora.
Enfarinhe uma superfície e coloque a massa. Divida em três porções e molde bolas perfeitas e lisas.
Coloque numa forma untada e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Preaqueça o forno (200°C) e asse até ficar dourado.

* Sove a massa dentro da vasilha, puxando as extremidades para o centro.




Comentários

  1. Amo pães caseiros e brioches são especias, ficou lindo! Tenho vários livros sobre panificação, dois do Emmanuel, este é dos preferidos.
    Boa semana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Thank you very much for your comment!
Muchas gracias por su comentario!