Ambrosia de limão siciliano


Segundo a mitologia grega, "comida dos deuses". Concordo e acho maravilhoso como uma sobremesa assim, singela e com poucos ingredientes, pode ser tão saborosa. Aliás, os doces à base de ovo e açúcar são sempre irresistíveis.
Essa receita, foi uma das primeiras que eu postei aqui, depois vieram outras versões. Mas essa de hoje é, sem dúvida, a minha preferida.
Gruminhos doces com sabor suave de limão... E o perfume que invade a casa toda...
Na verdade eu fiz (ou melhor, tentei fazer) um pão de ló que ficou muito baixinho, então tive a ideia de fazer um merengue e aumentar o número de camadas do bolo que eu queria rechear. Aproveitei as gemas na ambrosia.
Estou me questionando porque minhas últimas massas não deram certo... Há algum tempo atrás eu era tão boa nisso! Deve ser porque na vida, tudo é fase e a minha, atual,não está para pão de ló, está para ambrosia. :)






Ingredientes:
2 xícaras (chá) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de água
raspas da casca de 1 de limão siciliano
2 pedaços de canela em pau
10 cravos da Índia
2 xícaras (chá) de leite integral
3 claras em neve
6 gemas passadas pela peneira
1 pitada de sal
suco de 1/2 limão siciliano

Se você tiver alguma dúvida, nesse post aqui tem o passo a passo. A postagem é antiga, mas o modo de preparo é igualzinho. :)

Em uma panela de fundo grosso, ferva o açúcar com a água, o sal, os cravos, a canela e a casca de limão até formar uma calda grossa.
Quando a calda estiver pronta, adicione o leite e o suco de limão e deixe ferver por 2 minutos
Enquanto isso, misture as claras em neve com as gemas delicadamente
Coloque a mistura de ovos sobre o leite e não mexa
Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 2 minutos. Depois, vire para cozinhar o outro lado
Quando estiver cozido, corte em pedaços menores com a ajuda de um garfo 
Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos. Eu gosto da ambrosia mais coradinha, então deixo mais 5 minutos no fogo, sem tampa, mexendo de vez em quando 



Comentários

  1. Inês querida, me deu uma vontaaaaaade!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Humm...nunca fiz ambrosia, mas gosto muito e suas fotos estão uma tentação!
    Fotos sempre lindas, aliás!
    Bom fds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Cristina! É um dos meus doces preferidos!
      Um beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Thank you very much for your comment!
Muchas gracias por su comentario!