quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Cuca de uva e morango


Adoro essa receita! A massa é muito parecida com a das outras cucas que já fiz, mas essa leva leite sem lactose e margarina, no lugar da manteiga, já que meu filho é intolerante à lactose.
As cucas feitas com frutas são as minhas preferidas! Tem um sabor mais equilibrado.

Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento biológico granulado
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite morno sem lactose
2 ovos
1 e 1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) margarina
1 colher (sopa) de açúcar para salpicar nas frutas
1 xícara (chá) de uvas
1 xícara (chá) de morangos

Para a farofa:
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de canela
1 colher (sopa) de margarina
Misture todos os ingredientes com a ponta dos dedos.

Comece fazendo a massa: Coloque a farinha em uma tigela e abra um buraco no meio. Adicione o fermento, metade do açúcar e metade do leite morno. Mexa um pouco e deixe descansar por 15 minutos.
Enquanto isso, bata os ovos,  misture com o sal, a margarina e o restante do leite e do açúcar.
Adicione a mistura com os ovos à tigela com a farinha e bata bem com uma colher de pau.
Despeje em uma forma retangular untada e espere crescer por 1 hora dentro do forno com a luz acesa. 
Prepare as frutas:

Usei uvas e morango. As uvas são da variedade gota de mel, sem sementes. Mas, podemos usar as comuns e retirar as sementes com a ponta de uma faca.
Corte os morangos em pedaços grandes.

 Salpique uma colher (sopa) de açúcar em cima das frutas, especialmente se os morangos estiverem muito ácidos. Deixe descansar até a hora de usá-las.

 Quando terminar o tempo de crescimento, distribua as frutas sobre a massa.

Aguarde mais 1/2 hora para que a massa cresça um pouco mais.

 Antes de ir para o forno, prepare a farofa e cubra a massa.

 Leve a cuca ao forno preaquecido a 180°C por 30 minutos ou até ficar levemente dourada.
Adoro o sabor das frutas no meio da massa e a textura da farofa!

2 comentários:

  1. Guriaaaa! Que lindeza de Cuca hein?! Fiz várias vezes suas outras receitas de Cuca, mas tive que dar um tempo por causa do frio, não estava crescendo... Mas eis que eu decidi comprar um fogão à lenha! Até que enfim... Agora com minha Cozinha quentinha, então pensei: "Acho que vou dar uma olhadinha no blog da Inês, vou testar receitas novas!..." e então me deparei c esta maravilha! Parabéns amiga, que imagem divina, é de encher os olhos! Vou procurar as frutas, se não achar vai de erva doce mesmo que eu Amoooo!!! Querida obrigada sempre, com saudade... Jana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha querida! Que bom que você gostou dessa receita! É uma delícia mesmo.
      Eu amo fogão à lenha, minha mãe tem um, a cozinha fica toda quentinha... E a comida então... Nossa, não tem igual!
      Não tenho postado muito aqui no blog Jana... Minha filha me incentivou a criar uma conta no Instagram e eu estou adorando! É bem mais dinâmico e demanda bastante tempo...
      Adoro receber sua visita minha amiga! Obrigada sempre pelo carinho!
      Um beijo enorme!

      Excluir

Muito obrigada pelo seu comentário!
Thank you very much for your comment!
Muchas gracias por su comentario!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...