terça-feira, 18 de agosto de 2015

Rocambole de nozes


Adoro fazer rocambole! Essa receita de massa é uma das minhas preferidas!
Eu fiz o recheio com nozes, mas você pode rechear com geleia, doce de leite ou chantily com frutas, como esse que eu fiz outro dia, rocambole de morango.


Ingredientes para o recheio:
1 lata de leite condensado
1/2 xícara (chá) de leite integral
1 xícara (chá) de nozes moídas
1/2 colher (sopa) de amido de milho

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar e desgrudar do fundo da panela. 

Ingredientes para a massa:
3 ovos
1 pitada de sal
100g de açúcar
75g de farinha de trigo com fermento
1 colher (chá) de essência de baunilha

1- Preaqueça o forno a 200ºC. Unte uma forma retangular e forre as laterais e o fundo com papel manteiga
2- Coloque os ovos, o açúcar e a pitada de sal em uma tigela e ajuste-a sobre uma panela com água fervendo em fogo baixo
3- Bata com a batedeira por 5 minutos. A mistura deve ficar bem cremosa
4- Remova a tigela da panela e bata por mais uns 2 minutos até que esfrie
5- Acrescente a farinha e a essência e mexa delicadamente
6- Despeje a massa na assadeira e alise a superfície
7- Leve ao forno por 12-15 minutos ou até ficar levemente dourado

Montagem:
1- Polvilhe uma folha grande de papel manteiga com açúcar, vire o bolo sobre ela e deixe esfriar por 5 minutos
2- Retire a assadeira e o papel manteiga no qual o bolo foi assado
3- Espalhe o recheio
4- Enrole o rocambole, usando o papel manteiga para deixá-lo firme
5- Quando estiver frio, remova o papel manteiga e salpique um pouco de açúcar de confeiteiro
6- Decore com nozes e raspas de limão




Obrigada pela visita! :)

4 comentários:

  1. Inês,
    Fiz rocambole uma única vez e saiu péssimo. Aposentei a receita no fundo da gaveta, por medo de ficar igual.
    Nunca mais tentei,uma vergonha, mas é verdade. Meu marido adora rocambole, mas só come de padaria...rsrs...
    Achei essa sua receita de massa bem diferente, vou tentar de novo e depois te conto.
    Besitos e tenha uma semana abençoada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle! Tenho certeza de você vai gostar dessa receita! Eu fiz algumas que não deram certo também. Mas, essa é de um livro que eu adoro, as receitas dão certo mesmo!!
      Depois me conta!
      Obrigada querida! Uma semana abençoada pra você e sua família! Beijos

      Excluir

Muito obrigada pelo seu comentário!
Thank you very much for your comment!
Muchas gracias por su comentario!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...