sexta-feira, 17 de julho de 2015

Cuca de erva doce



Uma leitora querida, Jana, me falou de uma cuca de erva doce e farofa que ela comia quando era criança. Então, fui para a cozinha testar receitas para poder postar aqui no blog e me deliciar também.
Cucas ou blechkuchen são tradicionalmente alemãs e aqui no Rio Grande do Sul são bem comuns.
Nunca tinha feito uma receita de cuca só com farofa de açúcar, mas eu amei essa! A erva doce dá um sabor maravilhoso, suave e delicado. Como eu nunca pensei nisso antes?
É muito simples de fazer, espero que vocês gostem.

Ingredientes:
3 copos de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento biológico granulado
1/2 copo de açúcar
1 copo de água
2 ovos
4 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (chá) de erva doce
1 e 1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de manteiga
Conteúdo do copo: 240 ml

Coloque a farinha em uma tigela e abra um espaço no meio. Adicione o fermento, metade do açúcar e a água morna. Mexa e aguarde 15 minutos.
Em outro recipiente, bata com um fouet os ovos com o leite em pó, o sal, a manteiga, a erva doce e o restante do açúcar.
Misture tudo e bata bem a massa com uma colher de pau ou na batedeira.
Unte uma forma retangular e despeje a massa. Deixe crescer por 1 hora e meia dentro do forno com a luz acesa.
Quando a cuca estiver crescida, espalhe a farofa em cima e asse em forno preaquecido a 190ºC por 35 minutos ou até que a cuca esteja dourada.

Para a farofa:
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 e 1/2 colher de manteiga
1 pitada de canela em pó (opcional)

Misture todos os ingredientes com os dedos e espalhe em cima da cuca crescida.





Obrigada pela visita!
Beijos, Inês

5 comentários:

  1. Hummm!!! Que delícia amiga! Vou fazer a receita, difícil ficar bonita como a sua, mas vou tentar! Obrigada por ser tão querida, a cozinha é o lugar onde demonstramos o amor que tenho pela família e os amigos, é nosso lugar especial, onde nossas melhores ideias surgem e as colocamos em prática... Vc demonstrou bem isto na receita! Fique c Deus e obrigada por td!!! Bjoooooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei fazer essa cuca Jana! Eu que te agradeço. Tenho certeza de que a sua ficará deliciosa!
      Fique com Deus e bom Domingo! Beijão

      Excluir
  2. Amiga querida! Eu fiz e ficou maravilhosa!!! Obrigada por td td... Bjs mil!...

    ResponderExcluir
  3. Olá! Há muito tempo minha mãe fazia esta cuca , quando éramos crianca, hoje, ela com 89anos, não se lembrava mais. Fiz e ela recordou assim como toda família, ficou ótima. aObrigada de coração! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Maria,
      Fiquei tão feliz com seu comentário! Muito obrigada!
      Um grande abraço pra você e pra sua mãe!
      Feliz Natal!❤

      Excluir

Muito obrigada pelo seu comentário!
Thank you very much for your comment!
Muchas gracias por su comentario!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...