quarta-feira, 13 de maio de 2015

Lata forrada com tecido (DIY - tin cans with fabric)

Oi leitoras queridas! Hoje o post é sobre reaproveitamento de latinhas!
Eu uso muito leite condensado nas minhas receitas e costumo cozinhá-lo para obter doce de leite, que eu adoro. Então, sobram um montão de latinhas.
Faz tempo que venho tentando dar novo uso a alguns materiais que vão para o lixo. Afinal, vidro, alumínio, plástico e até alguns tipos de papelão, são duráveis e ficam lindos quando transformados em outros objetos.
Por isso, reciclo, reaproveito e fico feliz! Dá para fazer coisas lindas! 
Fiz esses porta-lápis, ficaram uma graça! Já tenho outras ideias, muitas... o que falta é tempo mesmo!
Bom, eu usei tinta, papel-cola, tecido e uns enfeites... Usei a técnica de produção de adesivo com tecido (ver post borboletas) e pintei as latinhas só para não alterar a cor do pano.
Se você não quiser pintar, não precisa. E se você quiser colar o tecido direto sobre a lata, usando cola branca, também pode. Só que com papel-cola o tecido não quase não desfia.
Eu uso a mesma tinta para pintar caixinha de MDF, que é a tinta de alvenaria, dessas de pintar parede.
Não uso primer. A tinta descasca com mais facilidade, mas, como eu amo um "desgastado" e como nessas latas a tinta serviu de base para o tecido, tudo bem.
Acabei decorando uma latinha de atum também.
Para a tinta aderir, é preciso lavar muito bem a latinha. Eu recomendo ainda, passar um pano com algumas gotas de vinagre para tirar totalmente a gordura e evitar ferrugem.
Vamos lá meninas!

Porta-lápis


Com o auxílio de um alicate, dobre a parte cortante que sobra da tampa

Pinte a lata de com a cor que você escolher (2 demãos)

Elas ficarão assim. Depois é só colar o tecido e decorar!






Colei fitas e umas perolazinhas para ficar bem delicado


Nessa, colei strass para dar brilho

 Na parte interior da borda colei um pedaço de 1cm de tecido para dar acabamento





As latinhas também podem ser usadas como vasos, porta utensílios de cozinha, para guardar materiais de artesanato...
Estou fazendo uma para usar como porta vela. Quando ficar pronto eu mostro para vocês.
Espero que tenham gostado. Beijos!

2 comentários:

  1. Estou adorando as idéias de reciclagem. Adoro poder transformar coisas que provavelmente iriam acabar no lixo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Josi querida! Que bom! Fico muito feliz! Estou preparando mais posts sobre isso. Beijão pra ti

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário!
Thank you very much for your comment!
Muchas gracias por su comentario!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...