quarta-feira, 29 de abril de 2015

Pintando vidro com esmalte

Hoje, a dica é muito simples, fácil e o resultado é adorável!



Seguindo o desejo de reaproveitar os vidros de conserva, fiquei com vontade de pintá-los. Já tinha feito isso há uns dois anos atrás, mas, naquela época, tinha usado verniz vitral.
Bom, não tinha verniz em casa, então tentei pintar com esmalte de unha mesmo.
Gostei tanto que pensei "não devo ter sido a primeira a fazer isso..." Fui pesquisar e descobri que não fui mesmo! Hahahaha
Com verniz vitral, os vidros ficaram translúcidos e eu coloquei velas dentro deles na época de Natal. Ficou bem bonito.
Esses que eu pintei agora também ficaram uma graça. E quem não tem em casa um vidrinho de conserva e um esmalte que não gosta tanto assim... Eu sou campeã em comprar cores novas, pintar para usar em uma ocasião específica e guardar. No fim, acabo sempre usando um nude ...
Nesta minha experiência, aprendi duas coisas fundamentais para esta técnica dar certo. A mais importante, é que o vidro esteja muito limpo e seco, sem nenhum resquício de gordura, caso contrário, o esmalte não adere. Acreditem, tive que jogar fora uma garrafinha linda, elas são mais difíceis de lavar.
A outra, é colocar algumas gotas de acetona junto com o esmalte. Isso dá mais fluidez e ajuda na hora de virar o vidrinho com o líquido dentro, pois você deverá girá-lo em diversos sentidos para espalhar bem o esmalte, e isto pode demorar um pouco. Nessa hora, tampei o vidro com um filme plástico para retardar um pouco a evaporação.
Quando as paredes do vidro estiverem pintadas, retire o plástico e continue girando o vidro até secar todo o esmalte, sem deixar excesso no fundo.
Evite misturar cores de marcas diferentes porque eles podem não ter composições compatíveis.
Um frasquinho de esmalte com pouco uso pode para pintar um vidro pequeno (aproximadamente 250 ml).
Nas primeiras horas, o cheiro será bem forte, mas depois passa.
Pintei esse vidro com a cor cobre, combina com o espaço onde ele ficou. Estou usando como porta-pincéis de maquiagem. É só uma das inúmeras possibilidades de uso.
Fiz um lacinho com um cordão desses usados em bijuteria com duas esferas douradas para ficar mais feminino.
Espero que gostem desse post e que as dicas sejam úteis. O vidro é um material tão nobre, vamos reciclar!


Porta- pincéis de vidro reciclado






2 comentários:

Muito obrigada pelo seu comentário!
Thank you very much for your comment!
Muchas gracias por su comentario!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...