domingo, 12 de abril de 2015

It' s tea time, Madam!

Quando o assunto é chá, lembramos imediatamente da Inglaterra e suas casas de chá magníficas. Mas, o chá surgiu na China por volta de 2700 aC. Foi levado da China para o Japão e trazido para a Europa por missionários portugueses em 1500.
Em 1662, a Realeza Portuguesa, temendo uma possível invasão espanhola, assinou um tratado com a coroa britânica que previa, entre outras coisas, o casamento de Catarina de Bragança, filha de D. João IV, rei de Portugal, com Charles II, rei da Inglaterra.
Quando a princesa chegou a Londres, pediu uma bebida quente, mas, na corte inglesa, o chá ainda não era conhecido. Nessa época, a bebida oficial da Inglaterra era a cerveja Ale, a mais antiga forma de fermentação que existe.
Então, as damas de companhia de Catarina prepararam um chá com ervas que trouxeram na bagagem.
Mas, o ritual conhecido como "chá das cinco" nasceu pelas mãos da realeza inglesa! Por volta de 1800, Anna, a sétima duquesa de Bedford, sentia falta de uma refeição entre o almoço e o jantar. Foi criado, então, o chá da tarde, servido rigorosamente às 5:00. O chá da tarde era acompanhado de scones, torradas, geleias, muffins, bolos e outras finas iguarias.
Nessa época, começaram a surgir as elegantes e exclusivas casas de chá, que tinham objetivo bem mais social e somente a alta sociedade podia frequentar. Hoje, elas estão espalhadas por lá e são praticamente uma instituição inglesa.
O tipo mais comum de chá consumido na Inglaterra é o chá preto. O britânicos, em sua maioria (98%), preferem seu chá com leite, mas, somente 30% usam açúcar.
Para se fazer um bom chá, deve-se colocar água para ferver em uma chaleira. Quando a água estiver fervendo, escaldar um bule com água quente e colocar o chá dentro (uma colher de chá cheia para cada xícara). Despejar a água da chaleira no bule.
Esperar uns cinco minutos e servir em uma xícara com um pouco de leite fresco no fundo. Isso permite que o leite esfrie o chá, em vez do chá elevar a temperatura do leite. Em altas temperaturas as proteínas do leite começam a se condensar em grupos, alterando o sabor.
Mas, há quem defenda e prefira servir o leite depois para controlar a quantidade ideal.
Bom, eu amo chá, adoro leite e sou apaixonada por especiarias! Baseada em tudo isso costumo fazer um "chá-leite aromatizado" que é simplesmente delicioso! É muito aromático mesmo! Nos dias frios então... É para aquecer a alma!

Numa xícara, coloque um sachê de chá de baunilha, anis-estrelado, um pau de canela e 1/2 colher (chá) de gengibre em pó. Encha a xícara com leite fervendo. Espere um pouquinho e pronto!
Adicione um pouquinho de açúcar, se desejar.








Obrigada pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário!
Thank you very much for your comment!
Muchas gracias por su comentario!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...